Reflexão como ferramenta de aprendizagem

VET- Teacher for the future - HAMK - Finland 2015

VET- Teacher for the future – HAMK – Finland 2015

Ms Essi Ryymin, Princiapal lecturer

Ms Essi Ryymin, Princiapal lecturer

Reflexão como ferramenta de aprendizagem

Hoje, 13 de fevereiro de 2015, participamos do “Group reflection”. Um tópico interessante sobre reflexão como ferramenta de aprendizagem.  Segundo Essi, ensino reflexivo significa olhar para o que você faz na sala de aula, pensar o porque você faz, e refletir se a técnica  funciona – um processo de auto-observação e auto-avaliação.Ensino reflexivo é, portanto, um meio de desenvolvimento profissional que precisa começa em nossa sala de aula.

2

Mas para que o professor seja um agente reflexivo ele tem que ter  quadro características:

1- Ser consciente: profissionais reflexivos estão conscientes de sua realidade. Isso significa que eles conhecem os seus alunos, o seu conteúdo e a sua pedagogia.

2- Ter  intencionalidade: Um bom profissional precisa de planejamento. Tudo o que um professor reflexivo faz é com intencionalidade, com propósito, para atingir um determinado resultado.

3- Ser um avaliador:  Profissionais reflexivos avaliam os resultados de seu trabalho o tempo todo, constantemente determinar a eficácia e as deficiências de seus esforços. Uma  reflexão profunda conduz a uma análise se certa estratégia  de ensino funcionou ou não.
4-  Saber agir:  Professores reflexivos  têm que saber agir – se estratégia x não alcançou resultado,  tem que por em prática a estratégia  y, ou seja, o professor  modifica  planejamento de aula, fornecendo comentários, fornece esclarecimentos e faz intervenções.

Como resultado da sua reflexão o professor  pode decidir fazer algo de uma forma diferente, ou  pode simplesmente decidir que o que  está fazendo é o melhor caminho. Então o ensino reflexivo é um processo cíclico, porque uma vez que o profissional  começar a implementar mudanças, então o ciclo reflexivo e avaliativo começa novamente.

102  giselda

Minha home page: click AQUI

________________________

Vocational Education and Training – VET – Professores Para o Futuro II

Eu, Giselda Costa, professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI), participo do programa internacional Vocational Education and Training – VET – professores para o futuro – com a duração de 5 meses ( fevereiro a junho de 2015) financiado pelo Governo Federal Brasileiro e realizado na HAMK – University of Applied Sciences na cidade de Hameelinna -Finlândia. A nossa pesquisa tem como base nas experiências de educação profissional do modelo finlandês integrado com setor de inovação e produtividade dos Institutos Federais do Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s