Minha experiência real no sistema educacional finlandês

“Where there is supportive school collaboration, teachers improve their skills with visible effects on student learning.” (Karagiannis et al. 1996)

Seminaari Elementary School- Hameelinna-Fi

Seminaari Elementary School- Hameelinna-Fi

Eu, Giselda Costa, professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI), participo do programa internacional  Vocational Education and Training – VET  com a duração de  5 meses ( fevereiro a junho de 2015) financiado pelo Governo Federal Brasileiro e realizado na HAMK – University of Applied Sciences  na cidade de Hameelinna -Finlândia. A nossa pesquisa tem como base nas experiências de educação profissional do modelo finlandês integrado com setor de inovação e produtividade dos Institutos Federais do Brasil.

Hoje, 20  de maio de 2015,  tive uma experiência bem real no sistema educacional  finlandês. Fui visitar o  “Seminaari elementary school”. É uma escola pública composta de 700  alunos, 47 professores e 25 assistentes. Os estudantes têm 190 dias de aulas por ano, 38 semanas.

8

Os finlandeses consideram a educação como algo muito importante e têm também uma visão bastante positiva da educação básica. Na Finlândia, a origem familiar do aluno não afeta a sua seleção para o ensino básico. A situação socioeconômica dos pais tem pouca influência sobre a seleção das escolas, no estágio da educação básica (na faixa etária de 7 a 16 anos).

Sala dos professores

Sala dos professores

Sala dos professores

Sala dos professores

Sala dos Professores

Sala dos Professores

Não vou fazer comparação entre o sistema educacional brasileiro e o finlandês  neste post, pois não é o meu foco  de pesquisa, mas quero deixar alguns depoimentos dos profissionais que fazem a escola:

1- Reuniões regulares da equipe de professores;

2- Todos os membros contribuem para o desenvolvimento de estratégias e ideias para atingir as metas educacionais  definidas mutuamente;

3- Entendimento comum entre as equipes educacionais;

4- Flexibilidade em sala de aula;

5 -Respeito mútuo entre as pessoas;

6- Comunicação efetiva entre as equipes de professores  e alunos;

7- Usam orientação para a ação.

Seminaari Elementary School

Para os  professores da escola ter reunião regular ajuda a equipe a ficar em contato com todas as mudanças e resolver problemas e  preocupações que surgem. A frequência das reuniões dependerá das necessidades dos alunos e professores. As reuniões regulares garantem a comunicação contínua  entre todos.

O que vi e fiquei feliz….. 

Professora de ciência explicando em inglês

Professora de ciência explicando em inglês

Muitas tecnologias em sala de aula

Muitas tecnologias em sala de aula

Todas as turmas  há quadro interativo

Todas as turmas há quadro interativo

Professores com problemas vocal tem seu microfone

Professor com problema  vocal tem seu microfone

equipamento  de som do microfone do professor

equipamento de som do microfone do professor

A mesa do professor

A mesa do professor

Aluna fazendo tricô.. na hora vaga...

Aluna fazendo tricô.. na hora vaga…

Aluna lendo na hora vaga

Aluna lendo na hora vaga

Alunas conversando descontraidas

Alunas conversando descontraidas

Sem fardamento e criativo

Sem fardamento e criativo

Uma carteira bem criativa

Uma carteira  bem criativa

Aula de Inglês - brincando

Aula de Inglês – brincando

Professora explicando aula de matemática em inglês

Professora explicando aula de matemática em inglês

Giselda sendo entrevistada  sobre o Brasil

Giselda sendo entrevistada sobre o Brasil

Giselda em uma sala real na Finlândia

Giselda em uma sala real na Finlândia

Segundo a professora Ana maria, todos os membros da equipe precisam  ser comprometidos e trabalhar para os mesmos objetivos educacionais. Muito  importante também  manter o foco em objetivos comuns da escola e ter respeito mútuo para ter um funcionamento saudável  da equipe.

É importante para as equipes estabelecer estratégias eficazes para se comunicar. Fazer uso de uma gama de ferramentas de comunicação e tecnologia em sala de aula e sempre se  manter  informado  das responsabilidades e tarefas acordadas.

Muito obrigada por toda dedicação e atenção:

Kaisa Puhakka - minha orientadora finlandesa

Kaisa Puhakka – minha orientadora finlandesa

Professora Ana Maria Jokiniemi

Professora Ana Maria Jokiniemi

Professora Heidi Leivonsalo

Professora Heidi Leivonsalo

Seminaari Elementary School- Hameelinna-Fi

Seminaari Elementary School- Hameelinna-Fi

IFPI

Click AQUI para ver minha homepage

Anúncios

5 comentários sobre “Minha experiência real no sistema educacional finlandês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s