O que é VET da Finlândia?

logo

VET 2015 - Hamk University- Finland

VET 2015 – HAMK University- Finland

Sistema educacional Finlandês

Vou começar pelo sistema educativo finlandês. Ele compreende a educação pré-escolar, ensino básico, ensino secundário geral e do ensino e formação profissional, bem como o ensino superior através das escolas politécnicas e universidades. Educação e formação de adultos estão disponíveis em todos os níveis, com excepção do ensino pré-primário. O ensino é obrigatório dos 7 aos 16 anos. Antes disto, a maioria das crianças faz a pré-escola que, geralmente, está integrada à creche, ver imagem:

Sistema Educacional Finlandês.

Sistema Educacional Finlandês.

E o que é VET?

VET – Vocational education and training, (em português – Ensino e formação profissional) é um sistema de qualificações (treinamento) baseados em competências e tem como objetivo fornecer aos alunos as habilidades e conhecimentos que eles precisam no trabalho, nos estudos adicionais e como cidadãos, pois profissionais do futuro requer competências versáteis, sólidas, renovadas e contínua. Há oito diferentes setores  de competência VET  na Finlândia. São elas:

1-Ciências humanas e educação:

2-Cultura;

3-Ciências sociais, comércio e administração;

4-Ciências Naturais;

5-Tecnologia, comunicações e transportes;

6-Recursos  naturais e meio  ambiente;

7-Serviços  sociais , saúde e esporte;

8-Turismo,  serviços de buffet e serviços domésticos.  ( ver imagem)

Campos de Competência VET

Campos de Competência VET- Finlândia

E todas  esses áreas têm um treinamento voltado para os jovens prontos para entrar no mercado de trabalho e adultos já com atividade profissional remunerada ou fora do mercado de trabalho. Além das necessidades do mundo do trabalho, desenvolvimento do ensino e formação profissional e as qualificações levam em conta a consolidação de competências de aprendizagem ao longo da vida. ( Lifelong learning).

Nos últimos anos, as principais áreas de desenvolvimento deste projeto, incluem atender às novas necessidades de competências do mundo do trabalho, a cooperação entre a formação profissional e a qualidade do ensino.

Os prestadores  do VET estão ativamente envolvidos na cooperação e  desenvolvimento internacional. Seus parceiros estrangeiros vêm principalmente de dentro do União Europeia, mas co-operação também é realizada com os países fora da Europa. Como exemplo, no nosso caso,  o Governo Federal  brasileiro, através do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)  e SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) ,  assinou a segunda  parceria com o programa VET finlandês educacional para os professores da Rede Federal de Educação ( IFs), nos dando um suporte de teoria e prática, com o objetivo de melhorar  as nossas competências e habilidades profissionais no contexto formal, não-formal e informal de educação no século XXI. Neste treinamento envolveram  várias atividades interativas, como:

-Aulas ( teóricas) e apresentações de trabalhos em sala de aula;

3 4

sala de aula sala de aula2

Visitas em várias escolas de níveis educacionais diferentes;

7 8

-Visitas em vários tipos de laboratórios;

laboratorio laboratorio2

Conhecer  novos  design estruturais;

estrutura 1 estrutura

-Conhecer outras  competências e habilidades  VET;

campo1 campo2 campo3 campo4

Participação de congresso internacional;

congresso1 Congresso2

Conhecer  competição de habilidades nacionais;

Competição 1 competição 2

-Conhecer e praticar concepção do empreendedorismo (entrepreneurship ) na escola;

empret1 empret3

– Assistir vários tipos de palestras e informações;

palestra1 palestra2

-Participar de atividades culturais  locais;

90 ativ3

-Conhecer e viver a cultura finlandesa.

viver1 viver2

– Conhecer o sistema de reciclagem

reciclagem1 reciclagem2

Mas cada qualificação VET, inclui um projeto final de pesquisa dentro do nosso campo de  conhecimento profissional. O nosso trabalho final será apresentado em  dezembro de 2015 no Brasil. Temos a responsabilidade de apresentar estudos de impacto social. Pesquisa de mudança, para melhorar, a vida de nossos alunos  e da comunidade em geral.

Só para terminar……a melhoria da educação continuada  e a formação profissional  são  prioridades fundamentais tanto na Finlândia e dentro da União Europeia como um todo.

Grupo VET 2015- HAMK e TAMK Universities - Finland

Grupo VET 2015- HAMK e TAMK Universities – Finland

Fonte de pesquisa: AQUI

______________

Eu, Giselda Costa, professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI), participo do programa internacional Vocational Education and Training – VET – professores para o futuro – com a duração de 5 meses ( fevereiro a junho de 2015) financiado pelo Governo Federal Brasileiro e realizado na HAMK – University of Applied Sciences na cidade de Hameelinna -Finlândia. A nossa pesquisa tem como base nas experiências de educação profissional do modelo finlandês integrado com setor de inovação e produtividade dos Institutos Federais do Brasil.

Minha homepage: click AQUI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s