Celular: um laboratório móvel de ensino de língua estrangeira

1Em novembro de 2013, as professoras de inglês do Instituto Federal do Piauí do Campus Teresina Zona Sul, Eurídice Sobral e Giselda Costa, através do Programa de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica- ProAGRUPAR do Instituto Federal do Piaui- IFPI, receberam R$ 25.000,00 ( vinte e cinco mil reais) como ajuda financeira  para a aquisição de 4710 smartphones LG, headphones Philips e uma Câmara filmadora Sony, dando início o o primeiro laboratório móvel do Campus.

4Celulares são carregados  numa mala e levados para a sala de aula pelos professores sem perder tempo na mudança dos alunos de localização com seus materias de sala de aula. Os alunos também podem ter estes dispositivos e continuar suas atividades em outra parte da escola, se necessário.

O espaço é outra grande vantagem com dispositivos de aprendizagem móvel. AIMG_0652
escola não precisa construir um lugar específico para instalar os celulares como faz com os computadores.As professoras   criam  design    de atividades para  usar o telefone celular em sala de aula  de inglês, com objetivo de melhorar as habilidades linguísticas dos alunos, como:

IMG_0630♦Desenvolver a leitura e as demais habilidades de falar e ouvir falas gravadas pelos alunos;

♦Praticar pronúncia gravando materiais de áudio com o gravador de voz presente nos celulares;
♦Enviar mensagens de texto com conteúdo sob forma de quizzes;
♦Conhecer e comparar as diversas culturas através das imagens dos videoclipes;
♦Utilizar efeitos das imagens dos videoclipes como estímulo ao letramento crítico;
♦Gravar na função vídeo dos celulares as falas em inglês dos alunos;

1
♦Usar o dicionários de inglês para a definição de palavra de forma mais rápida;
♦Captar imagens por meio da câmera fotográfica;
♦Explorar o uso do QR code em sala de línguas.

3

Projeto ainda em andamento, mas segundo a Professora Giselda Costa, o laboratório de línguas móvel é uma ferramenta para inspirar, ensinar, treinar e absorvar a qualidade de excelência na habilidade de comunicação.

5Com este tipo de laboratório o aprendizado se torna mais autônomo e aumenta a proficiência na língua inglesa. A tecnologia móvel ajuda o aluno a aperfeiçoar suas habilidades linguísticas e podem inspirar novas formas de ensinar e aprender para ajudar o aluno a ter sucesso no domínio da língua estrangeira.

Distribuição dos  celulares em sala de aula

Cada aluno é responsável pelo celular que corresponde ao seu número na chamada escolar, veja as fotos abaixo:

3   4

5   6

filme 3Veja um pequeno filme com magisto: AQUI

ifpi

Homepage AQUI 

Appp “Cellatschool”  AQUI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s